Administração Central recebe alunos da EBM José Jacinto Cardoso

29/11/2022 11:54

Alunos da EBM José Jacinto Cardoso junto com a administração central. Foto: Vitórya Navegantes / Secom UFSC

Na terça-feira, 22 de novembro, a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, realizou um encontro com os alunos da Escola Básica Municipal Jacinto Cardoso, na Sala dos Conselhos, localizada na Reitoria I. No evento estiveram presentes a professora Maristela dos Campos, professora do Colégio de Aplicação (CA/UFSC), Patricia Moraes, coordenadora do curso de Pedagogia, e a Diretora de Ações Afirmativas e Equidade da Proafe, Marilise Luiza Martins.

Vice-reitora Joana Célia dos Passos disse que a Universidade tem muitas opções de cursos

A vice-reitora Joana dos Passos apresentou a universidade como uma instituição em que os estudantes podem escolher várias áreas para atuar e perguntou os cursos que cada estudante estaria interessado. “Tem muita coisa para fazer aqui que vocês podem escolher, quem gosta aqui de biologia de estudar os animais, plantas e seres vivos, dá para olhar no microscópio. Vale a pena ir conhecer algumas pessoas aqui na UFSC. Muita gente diz que não gosta de fazer nada, mas você gosta sim. Tem coisas que você gosta muito, só que ninguém ainda te mostrou que essa coisa que você se identifica também tem lugar na universidade”, explicou Joana.

Encontro na Sala dos Conselhos foi marcado pela informalidade

A iniciativa foi encabeçada por Paula Bueno, educadora social e representante da ONG Casa São José que contou o quanto essa iniciativa foi importante para exaltar mulheres negras e suas escolhas profissionais. “Neste 20 de novembro pensamos em fazer algo especial. Tivemos a ideia de trazer as crianças para a UFSC para criar referência e identificação com as mulheres pretas. Para que mostrem o seu protagonismo na luta anti racista e para além disso as escolhas acadêmicas que tiveram que fazer para estar aqui”, disse Paula.

Maristela Campos, professora de inglês, contou como sua trajetória com a educação foi difícil. “Eu já tinha 42 anos e a minha filha 16 anos quando entrei aqui. Eu passei num concurso que eu pensei que nunca ia passar e quando cheguei aqui ninguém me conhecia. Sou professora de inglês e nunca tinha saído do país. Eu não tinha nada quando a gente se mudou para cá e ainda era mãe solo”, exprimiu Maristela.

A professora Maristela expôs a nova política de cotas do Colégio de Aplicação (CA/UFSC) que destinará vagas para crianças e adolescentes negros. “Bom, a grande novidade é que a partir do próximo processo seletivo nós iremos ter cota para pessoas pretas e pardas”, disse Campos.

Ao fim, a Administração Central mostrou a UFSC para os adolescentes que demonstraram vontade de logo mais serem estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vitórya Navegantes / Secretaria de Comunicação da UFSC

Tags: administração centralEBM Jacinto CardosoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavisita de estudantes