Reitoria se reúne com HU para discutir funcionamento do hospital
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e a superintendente do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Ivete Ioshiko Mawakawa, conversaram, nesta quinta-feira (6/10), com servidores no auditório do hospital sobre temas como: integração com a universidade, direitos dos trabalhadores, saúde mental dos servidores e vale-alimentação, entre outros.
![](http://reitoria.paginas.ufsc.br/files/2022/10/DSC_6480-300x199.jpg)
Reitor respondeu a cada uma das demandas e fez encaminhamentos ao fim da conversa. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC
Acompanhado da vice-reitora, Joana Célia dos Passos; do diretor de gabinete, João Luiz Martins e do chefe de gabinete da reitoria, Bernardo Meyer, Irineu explicou que o objetivo deste encontro, que deverá ser realizado semestralmente, é estreitar os laços entre o hospital universitário e a gestão da universidade. “A ideia é valorizar o hospital como parte integrante e importante da universidade, ouvir os servidores de todos os vínculos, valorizar as chefias e fortalecer o papel de ensino do HU”, explicou o reitor, que respondeu perguntas dos servidores, em um auditório lotado.
Sobre a integração entre as gestões do hospital e da universidade, o reitor explicou que já foi apresentada a proposta de inserir formalmente a superintendência do HU no Conselho Universitário (CUn). “Vamos ter reuniões periódicas para discutir temas de interesse dos servidores”, disse o reitor, acrescentando que uma de suas metas é reativar um departamento de pessoal da universidade para servir como canal formal para os servidores que atuam no HU, contratados pelo Regime Jurídico Único (RJU).
![](http://reitoria.paginas.ufsc.br/files/2022/10/DSC_6505-300x199.jpg)
Profissionais abordaram temas como trabalho remoto, flexibilização e saúde mental de funcionários. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC
A reitoria também abordou temas como trabalho remoto, ao ouvir a proposta dos servidores de participarem das discussões que estão acontecendo na universidade nesta área, e sobre a flexibilização. “São temas que estão no nosso radar e que estão sendo discutidos em parceria com a Ebserh e a superintendência”, explicou o reitor da UFSC, reforçando que a ideia é tratar da gestão de pessoas de forma integrada, mesmo diante da complexidade por se tratar de vínculos diferentes.
Além destes temas, os gestores da universidade falaram sobre a necessidade de reposição de profissionais, escolha de chefias, escalas de trabalho, calendário de feriados, saúde dos trabalhadores, comunicação entre os diversos setores da universidade e do hospital, valorização de servidores públicos, papel da emergência na rede de saúde pública e estrutura administrativa do hospital.
Joana Célia dos Passos falou sobre as responsabilidades do Hospital Universitário em relação à UFSC. “Muita coisa que foi tratada aqui cabe à gestão do hospital e muita coisa diz respeito à UFSC e existe a necessidade de fortalecer este vínculo entre o hospital e a gestão da universidade. Com certeza, vamos trabalhar neste sentido, estabelecer o que for de cada área e trabalhar para que este vínculo exista concretamente”, ponderou a vice-reitora.
Irineu afirmou que o diálogo com os servidores superou as suas expectativas, e se comprometeu com todos os temas tratados. “Sempre houve o entendimento que o HU é UFSC e estamos resgatando este vínculo. Hoje podemos considerar como o primeiro passo para adoção dessas medidas”, enfatizou o dirigente.
A superintendente do hospital agradeceu pela presença da reitoria e dos servidores no encontro, explicando que todas as demandas foram importantes para a discussão. “Todos os temas foram anotados e vamos conversar com as áreas envolvidas”, afirmou a gestora.