Reitoria se reúne com HU para discutir funcionamento do hospital

06/10/2022 17:04

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e a superintendente do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Ivete Ioshiko Mawakawa, conversaram, nesta quinta-feira (6/10), com servidores no auditório do hospital sobre temas como: integração com a universidade, direitos dos trabalhadores, saúde mental dos servidores e vale-alimentação, entre outros.

Reitor respondeu a cada uma das demandas e fez encaminhamentos ao fim da conversa. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

Acompanhado da vice-reitora, Joana Célia dos Passos; do diretor de gabinete, João Luiz Martins e do chefe de gabinete da reitoria, Bernardo Meyer, Irineu explicou que o objetivo deste encontro, que deverá ser realizado semestralmente, é estreitar os laços entre o hospital universitário e a gestão da universidade. “A ideia é valorizar o hospital como parte integrante e importante da universidade, ouvir os servidores de todos os vínculos, valorizar as chefias e fortalecer o papel de ensino do HU”, explicou o reitor, que respondeu perguntas dos servidores, em um auditório lotado.

Sobre a integração entre as gestões do hospital e da universidade, o reitor explicou que já foi apresentada a proposta de inserir formalmente a superintendência do HU no Conselho Universitário (CUn). “Vamos ter reuniões periódicas para discutir temas de interesse dos servidores”, disse o reitor, acrescentando que uma de suas metas é reativar um departamento de pessoal da universidade para servir como canal formal para os servidores que atuam no HU, contratados pelo Regime Jurídico Único (RJU).

Profissionais abordaram temas como trabalho remoto, flexibilização e saúde mental de funcionários. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

A reitoria também abordou temas como trabalho remoto, ao ouvir a proposta dos servidores de participarem das discussões que estão acontecendo na universidade nesta área, e sobre a flexibilização. “São temas que estão no nosso radar e que estão sendo discutidos em parceria com a Ebserh e a superintendência”, explicou o reitor da UFSC, reforçando que a ideia é tratar da gestão de pessoas de forma integrada, mesmo diante da complexidade por se tratar de vínculos diferentes.

Além destes temas, os gestores da universidade falaram sobre a necessidade de reposição de profissionais, escolha de chefias, escalas de trabalho, calendário de feriados, saúde dos trabalhadores, comunicação entre os diversos setores da universidade e do hospital, valorização de servidores públicos, papel da emergência na rede de saúde pública e estrutura administrativa do hospital.

Joana Célia dos Passos falou sobre as responsabilidades do Hospital Universitário em relação à UFSC. “Muita coisa que foi tratada aqui cabe à gestão do hospital e muita coisa diz respeito à UFSC e existe a necessidade de fortalecer este vínculo entre o hospital e a gestão da universidade. Com certeza, vamos trabalhar neste sentido, estabelecer o que for de cada área e trabalhar para que este vínculo exista concretamente”, ponderou a vice-reitora.

Irineu afirmou que o diálogo com os servidores superou as suas expectativas, e se comprometeu com  todos os temas tratados. “Sempre houve o entendimento que o HU é UFSC e estamos resgatando este vínculo. Hoje podemos considerar como o primeiro passo para adoção dessas medidas”, enfatizou o dirigente.

A superintendente do hospital agradeceu pela presença da reitoria e dos servidores no encontro, explicando que todas as demandas foram importantes para a discussão. “Todos os temas foram anotados e vamos conversar com as áreas envolvidas”, afirmou a gestora.