Reitoria e representantes do Sebrae discutem parcerias

05/10/2022 15:32

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, se reuniu, nesta terça-feira, 04 de outubro, no Gabinete da Reitoria, com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC). O objetivo foi discutir possíveis cooperações entre a Universidade e a instituição, principalmente nos campi de Araranguá e Curitibanos, que oferecem cursos de graduação e pós-graduação ligados ao setor do agronegócio e de nanotecnologia.

(E) Anacleto Ortigara, Carlos Ramos Fonseca, Irineu Manoel de Souza, Luciano Pinheiro e Bernardo Meyer (D) Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

Na reunião, estiveram presentes o superintendente do Sebrae, Carlos Ramos Fonseca; o diretor técnico, Luciano Pinheiro; e o diretor administrativo, Anacleto Ortigara. Durante o encontro, eles apresentaram ao reitor propostas voltadas à valorização do setor produtivo nas regiões em que estão instalados os dois campus da UFSC. Segundo Luciano, a intenção é fortalecer a conexão dos estudantes com a origem produtiva e agregar valor aos itens provenientes da agricultura familiar.

Os dirigentes da entidade propuseram também a formulação de espaços de cocriação e orientação de negócios visando à diminuição dos índices de evasão dos cursos relacionados à área de Computação na instituição. A proposta é que esses espaços, vinculados às empresas juniores dos cursos, ampliem a visão do estudante sobre seu campo de atuação e favoreçam a permanência estudantil. “É importante mostrar aos alunos de Ciências Aplicadas que não existe só o caminho da docência. Talvez enxerguem a aplicação disto em um campo muito restrito, quando na verdade o campo é muito amplo. A parceria com a Ciências Agrárias é fundamental, afinal quem desenvolve modelos são as ciências básicas e aplicadas. O agro é consequência dessas pesquisas”, ressaltou Luciano.

Os representantes da UFSC e do Sebrae também discutiram a criação de cursos tecnológicos de curta duração, em parceria com a universidade Sebrae, e debateram o desenvolvimento de pesquisas conjuntas a partir estudos medicinais e fármacos que podem ser desenvolvidos pela UFSC utilizando dados captados pelo Observatório de Negócios da fundação, que acompanha indicadores nos setores de comércio, indústria, serviço, tecnologia e startups.

Na avaliação da reitoria, a conversa foi positiva. “O envolvimento com setor produtivo é essencial para que possamos atrair melhores oportunidades de estágios aos cursos da área e auxiliar os estudantes na permanência estudantil, contribuindo para a diminuição da evasão universitária”, destacou Irineu. Ao fim do encontro os representantes da entidade convidaram a Administração Central para conhecerem as instalações do Sebrae em Florianópolis.

Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação UFSC

Tags: parceriasReitoria UFSCsebrae/scUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina