Reitoria e presidência do Avaí estudam parcerias entre a UFSC e o clube

30/09/2022 15:58

Representantes da administração da UFSC foram presentados com camisetas personalizadas do clube. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, reuniu-se, nesta segunda-feira, 26, com o presidente do Avaí Futebol Clube, Júlio César Heerdt, para discutir a formulação de parcerias entre a Universidade e a associação esportiva catarinense. Na ocasião, também estiveram presentes o diretor executivo do time, Cláudio Gomes e o chefe de Gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer. 

No encontro, a diretoria do clube apresentou propostas para atuação conjunta das instituições para combater o racismo e a violência no futebol e dispõe-se a criar um convênio com a reitoria para ceder oportunidades aos estudantes dos cursos ligados à área da Comunicação. Uma das pautas foi a formulação de um convênio entre a TV Avaí e a TV UFSC, para a transmissão de jogos de base do time e conteúdos exclusivos. Em contrapartida, o clube cederia oportunidades às equipes técnicas e aos estudantes matriculados em cursos da UFSC na área. Durante a conversa, o presidente do Avaí afirmou a disposição em transformar o time em um espaço de aprendizado para os estudantes, agregando à TV universitária conteúdos atrativos aos jovens. 

Júlio César também citou a necessidade de desenvolver iniciativas para combater o racismo e a violência no futebol. “A gente não pode entender atos racistas dentro dos estádios como uma coisa normal hoje em dia. Este é um problema social, e nesse sentido o Avaí e a universidade federal poderiam juntos tomar iniciativas”, ressaltou. O presidente informou ainda que pretende, junto à Universidade e aos órgãos de segurança pública, agregar ao aplicativo de sócios do time uma área de queixas para que as vítimas possam denunciar em um canal direto agressões ocorridas durante os jogos.

A presidência do clube expôs também o interesse na criação de uma equipe de futebol feminino de base em Florianópolis, com o apoio da UFSC, quanto à oferta de alimentação no Restaurante Universitário. O time seria composto por jogadoras do Avaí Kindermann, da cidade de Caçador-SC, e alunas da UFSC. A Administração Central deverá realizar uma reunião com as pró-reitorias e secretarias envolvidas para estudar a viabilidade das propostas.

 

Robson Ribeiro e Vitórya Navegantes/Estagiários Secretaria de Comunicação UFSC