Reitoria da UFSC e Prefeitura de Florianópolis se reúnem para discutir as obras na Edu Vieira

26/09/2022 15:50

Representantes da Prefeitura de Florianópolis e Administração Central da UFSC.
Foto: Robson Ribeiro / Secom UFSC

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Irineu Manoel de Souza, reuniu-se com o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, para discutir a aplicação de políticas públicas ao redor do campus universitário Reitor João David Ferreira Lima, na Trindade. No encontro, a gestão municipal dispôs-se a criar um convênio com a reitoria para adotar as melhores soluções para a mobilidade viária na região, especialmente as obras da rua Deputado Antônio Edu Vieira e as contrapartidas do poder público municipal.

A reunião com a equipe da Administração Municipal aconteceu nesta sexta-feira, 23 de setembro, no Gabinete da Reitoria. Na ocasião, estiveram presentes Topázio Neto, prefeito de Florianópolis; o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina; o secretário de Mobilidade Urbana, Ivan Costa; e a superintendente de Comunicação, Aline Cabral; Também participaram das discussões a engenheira Carolina Cannella e a arquiteta Fabrícia de Oliveira Grando, do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC); o chefe de Gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer; e o Diretor de Gabinete, professor João Luiz Martins.

A principal pauta do encontro foram os prazos para a entrega da obra de duplicação da rua deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, que pretende melhorar o fluxo de veículos e pedestres no entorno da Universidade. No local serão construídas ciclovias, passeios e melhoramento nas alças de acessos. De acordo com a prefeitura, a entrega deve acontecer no início do próximo ano, antes do começo do primeiro semestre letivo de 2023.

Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e Reitor da UFSC, professor Irineu Manoel de Souza.
Foto: Robson Ribeiro / Secom UFSC

Durante a reunião, o prefeito destacou a necessidade de fechar parceria com a UFSC para resolver os problemas na circulação de veículos e pedestres na região onde se localiza a instituição.  “A universidade tem uma inteligência enorme que a cidade não vem aproveitando. É importante trazer projetos que utilizem essa inteligência”, ressaltou Topázio Neto, enquanto apresentava ao reitor propostas da prefeitura em relação à implantação de ciclovias, calçadas e a revitalização de ruas e avenidas no entorno da universidade.

A prefeitura acenou que cumprirá sua parte no termo de cessão da área com a construção do novo prédio do Centro de Desportos (CDS), principal afetado pelo atraso na duplicação da rua Antônio Edu Vieira. O valor a ser investido ainda está em negociação, mas o projeto será analisado e reestruturado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

Quanto às vias internas da UFSC, a PMF sugeriu que a rua Delfino Conti, entre o Centro Tecnológico (CTC) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), no bairro Trindade, tenha fluxo em mão única. Contudo, os técnicos da universidade argumentaram que em função da mudança do uso da Praça da Cidadania esta estratégia deveria ser revista. O assunto seguirá em discussão.

A PMF foi questionada pela UFSC sobre a transformação de áreas de estacionamentos no entorno da Universidade em “Zona Azul”. “Se transformar os estacionamentos do entorno em Zona Azul, haverá maior uso dos estacionamentos da UFSC por pessoas de fora, e essa não é nossa intenção”, esclareceu Cannella. A prefeitura apresentou a proposta de terceirizar o estacionamento localizado entre o Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e o Centro Sócio Econômico (CSE). Tal proposição segue sob análise da Administração Central.

Robson Ribeiro e Vitórya Navegantes/Estagiários Secretaria de Comunicação UFSC