Ministro da Educação recebe Irineu e Joana em Brasília

04/08/2022 11:52

Ministro Victor Godoy convidou Joana a Irineu para reunião em Brasília (Foto: Luís Fortes/MEC)

O reitor Irineu Manoel de Souza e a vice-reitora Joana Célia dos Passos foram recebidos pelo ministro da Educação, Victor Godoy, na tarde desta quarta-feira, 3 de agosto, em Brasília. Participaram da reunião o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira.

Os gestores da UFSC apresentaram ao ministro as principais propostas da nova equipe para administração da Universidade no período 2022-2026. Eles trataram de assuntos como a recomposição do Orçamento da UFSC, a necessidade de bolsas permanentes, especialmente para indígenas, e a contratação de professores substitutos.

O reitor qualificou como muito positiva a reunião. De acordo com o relato dos gestores da UFSC, o ministro afirmou que está em tratativas com o Ministério da Economia e com o Congresso Nacional para a recomposição dos orçamentos das universidades federais. Em relação aos professores substitutos, a informação do MEC é de que seriam sanados os entraves burocráticos para as contratações.

O ministro também garantiu que a verba de R$ 6,5 milhões liberada pelo MEC para reforma do Centro de Ciências da Educação (CED) – e que havia sido recolhida pelo governo federal – está garantida com recursos de outras fontes.

De acordo com Irineu e Joana, a reunião também foi positiva em relação às demandas do Hospital Universitário. Os gestores obtiveram do presidente da Ebserh a garantia de reposição de vagas de profissionais do hospital. A empresa informou que serão contratados 60 profissionais ainda este ano, entre médicos, enfermeiros e funcionários administrativos. Outras contratações também estão prometidas para o próximo ano, totalizando 114 novos profissionais para o HU.

O encontro ocorreu por iniciativa do Ministro da Educação, que não pôde receber o reitor e a vice-reitora da UFSC na primeira visita que fizeram a Brasília, no dia 27 de julho.