Obras na UFSC fazem parte do plano de expansão da universidade

06/10/2011 15:18

A UFSC está em plena expansão. Em 2010, a universidade investiu mais de R$ 9 milhões na execução de obras e implantação de equipamentos de infraestrutura predial e tem 27 projetos em andamento nos campi de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville. Recentemente foram finalizadas a nova ala do RU e a modernização da biblioteca universitária, que estavam programadas para novembro de 2011. No primeiro semestre de 2012, devem ser concluídos os blocos de sala de aula, o novo prédio da moradia estudantil e a revitalização de espaços urbanísticos. Nos últimos quatro anos, 71 obras foram executadas nos campi da UFSC. A perspectiva é que o aumento dos investimentos em infraestrutura continue crescendo nos próximos anos.

No campus Reitor João David Ferreira Lima foram concluídas, em 2011, várias obras. O bloco D do CED, Recuperação e Readequação do estacionamento do CTC, Reforma da Cobertura do Centro de Convivência da PRAE, Reforma do Bloco do DOMP e a Reforma da Biblioteca Universitária. Ao todo, 20 obras já foram entregues.

De acordo com o pró-reitor de infraestrutura, João Batista Furtuoso, a implantação efetiva do REUNI fez algumas mudanças fundamentais na universidade. Uma proposta ousada que aumentou 50% em quatro anos. A política educacional implantada pelo Ministério da Educação (MEC) possibilitou os ajustes necessários.  A Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) é órgão responsável pelo auxílio nas atividades de execução administrativa e nas tomadas de ações do Reitor nos aspectos de infraestrutura básica para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Em 2010, foi criado na Proinfra o Departamento de Obras e Manutenção Predial (DOMP), dentro da responsável por direcionar e fiscalizar as obras em andamento e a manutenção predial patrimonial. O departamento agrupa a Coordenadoria de Apoio Administrativo (CAAd), Coordenadoria de Fiscalização de Obras (CFO) e a Coordenadoria de Manutenção Predial (CMP), os três órgãos supervisionam a execução das obras em andamento.

Para maiores informações sobre as obras em andamentos, conclusão e mais detalhes sobre o setor,  através do site: http:// domp.ufsc.br

Por Daniel Lemes – Estagiário

[Comunica/Agecom – ACE/SEPLAN]