Nota de Esclarecimento da Pró-Reitoria de Graduação sobre o Curso de Odontologia

10/07/2013 10:55

Nota de Esclarecimento da Pró-Reitoria de Graduação sobre o Curso de Odontologia

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) vem a público esclarecer sobre as reivindicações apresentadas pelos estudantes do Curso de Graduação em Odontologia e sobre as providências tomadas para a resolução dos seus problemas:

Desde outubro de 2012 a Prograd, em ação conjunta com as Pró-Reitorias de Planejamento e de Administração, traçaram um Plano de Providências para a recuperação dos laboratórios de ensino, sala de esterilização, centro cirúrgico e clínicas do Curso de Odontologia. Registre-se que as instalações atuais foram implantadas com a transferência do curso no início da década de 1980 e não sofreram reformas desde então.

O Plano de Providências contempla: a) reforma das clínicas; b) reforma do centro cirúrgico e sala de esterilização; c) compra de equipamentos; d) compra de materiais de consumo. Registre-se que as reformas aqui mencionadas incluem: adequação de todas as instalações as normas técnicas de acessibilidade, as da vigilância sanitária e a reestruturação de toda a rede hidráulica e elétrica, além dos novos postos de ensino e de atendimento aos usuários.

As reformas encontram-se no seguinte estágio:

a) Sala de Esterilização – projeto já concluído e encaminhado para licitação.

b) Centro Cirúrgico – projeto em fase de conclusão, também seguindo para licitação. Houve atrasos decorrentes de indefinições internas do Departamento de Odontologia sobre as necessidades e especificações do Centro Cirúrgico.

c) Clínicas – projeto em fase de elaboração. Houve interrupção por decisão do Colegiado do Departamento de Odontologia, no mês de abril de 2013, que apontou necessidade de rever as determinações que subsidiaram a proposta elaborada. Em reunião do Colegiado Departamento de Odontologia realizada no dia 05/07/2013, foi aprovado o plano de reforma das clínicas e, conforme acordado anteriormente, a Proplan/Depae dará continuidade aos trabalhos já iniciados.

Com relação aos equipamentos para reestruturar adequadamente a clínica-escola, a Prograd informa que esses já foram adquiridos (cadeiras odontológicas com os seus acessórios), visando melhor qualidade tanto no atendimento à comunidade, como também aos professores, técnicos e estudantes que ali atuam.

Quanto aos materiais de consumo utilizados pelos estudantes em suas aulas práticas e nas atividades de atendimento na clínica-escola, esclarecemos que:

a) O Departamento de Compras e Licitações da Pró-Reitoria de Administração (Proad) atendeu aos pedidos de compra apresentados pelo Departamento de Odontologia, o que inclui materiais de consumo nunca antes fornecidos;

b) Estes materiais não chegaram adequadamente aos estudantes devido a um problema de organização e gestão dos almoxarifados do Centro de Ciências da Saúde, e da Odontologia. Ou seja, muitos materiais disponíveis no almoxarifado não foram devidamente identificados e, portanto, encontrados.

Para resolver o problema de gestão do almoxarifado, a Prograd está trabalhando juntamente com o Departamento de Odontologia num plano de providências para que os controles necessários ao planejamento e a aquisição dos materiais possam ser realizados de forma eficiente. O Plano de Providências para recuperação dos almoxarifados está sendo coordenado pela professora Jussara Karina Bernardon, em projeto conjunto com a Prograd e Departamento de Odontologia.

Cumpre esclarecer que cabe aos Centros de Ensino a responsabilidade por apresentar ao Departamento de Compras e Licitação da Pró-Reitoria de Administração os pedidos de materiais. Também é responsabilidade destas unidades a apresentação dos pedidos antes de iniciado o semestre letivo, bem como a especificação de qualidade dos materiais, condição esta necessária para que as aquisições estejam de acordo com as necessidades dos laboratórios e clínicas.

Por fim, a Prograd reconhece as necessidades do Curso de Odontologia e tem trabalhado intensamente para resolvê-las. Para efetivar suas ações, já foram realizadas inúmeras reuniões com estudantes, Direção de Centro, Chefia de Departamento desde outubro de 2012, consubstanciadas num Plano de Providências, cujas ações já estão em andamento. Nosso compromisso é com a formação de qualidade para todos.

Recebido pela Agecom para divulgação em 10 de julho de 2013