Espaço UFSC 50 anos é inaugurado no Hall da Reitoria

30/05/2011 15:30

O reitor Alvaro Prata inaugurou dia 26 de maio, no Hall da Reitoria, o Espaço UFSC 50 Anos. O local, sob a escadaria, resgata a história da Universidade Federal de Santa Catarina, criada em 18 de dezembro de 1960 pela Lei n.º 3.849 e instalada em 12 de março de 1962. Em uma linha de tempo que abrange os 50 anos da Instituição, estão destacados alguns dos grandes projetos implementados em cada gestão, os quais contribuíram para a construção da história da UFSC.

Os objetos expostos foram disponibilizados pelos respectivos reitores e pela família dos reitores falecidos, e passaram por tratamento minucioso dos profissionais do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) cedeu um computador para o Espaço, no qual foram disponibilizados fotografias, vídeos e documentos sobre a história da UFSC. Também foi trazido, da Biblioteca Universitária, o gabinete reconstituído de David Ferreira Lima, primeiro Reitor da universidade. Vale a pena conhecer!

Luiz Roberto Barbosa, diretor do Departamento de Cultura Eventos (DCEven) e coordenador  geral do projeto foi o primeiro a discursar. Agradeceu especialmente à Cléia Silveira Ramos e Claudete Regina Ferreira e a toda equipe de seu Departamento pelo engajamento. Também estendeu os agradecimentos ao Museu Universitário, Agência de Comunicação (Agecom), Biblioteca Universitária, Gabinete do Reitor e FAPEU. Explicou o processo da constituição do espaço e fez uma citação: “Não é possível ter futuro sem uma sólida noção do passado”.

O professor Rodolfo Pinto da Luz falou em nome dos ex-reitores. Contou que na sua gestão se teve a ideia do que poderia ser um embrião do Memorial da UFSC, não só um espaço de ex-reitores, mas de toda a universidade. Na sequênciar descreveu sinteticamente as principais realizações de cada administração. Terminou parabenizando pelo Espaço UFSC 50 anos e afirmando como a universidade tem hoje uma solidificada liderança em Santa Catarina, no país e internacionalmente.

O reitor Alvaro Prata saudou a todos os presentes à cerimônia em especial aos idealizadores e realizadores do projeto e ao professor aposentado Teodoro Vahl dizendo: o professor saiu da universidade, mas a universidade não saiu do professor.

Estiveram presentes à solenidade além do reitor Alvaro Prata e do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, ex-reitores: Caspar Erich Stemmer, Bruno Rodolfo Schlemper Júnior e Rodolfo Pinto da Luz, ex-vice-reitores: Nilcéa Lemos Pelandré e Ariovaldo Bolzan, Davi e Murilo Ferreira Lima, filhos do primeiro reitor e Luiz Neves de Lacerda, filho do ex-reitor Roberto Mündell de Lacerda, familiares, além de pró-reitores, diretores administrativos, professores, técnico-administrativos em educação, estudantes e pessoas envolvidas com a idealização e realização do projeto.

O diretor do Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Luiz Roberto Barbosa foi responsável pela organização do Espaço e contando com a colaboração de Cléia Silveira Ramos, igualmente do DCEven e de Claudete Regina Ferreira do Gabinete do Reitor e do professor Rogério Teodoro Vahl, que também ajudou a fornecer material para o acervo do Espaço.  A identidade visual foi feita por Vicenzo Berti da Agecom que orientou a bolsista de Designer Raisa Harumi. A Agecom ainda participou na pesquisa e redação dos textos e forneceu fotos de seu arquivo.  O projeto museográfico foi de Viviane Wermelinger e Sylvia Cunha do Museu Universitário. A organização e a  coordenação foram do DCEven e da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte). O projeto teve apoio da Biblioteca Universitária, Museu Universitário e FAPEU.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2011/05/30/espaco-ufsc-50-anos-e-inaugurado-no-hall-da-reitoria/